PRECEITOS MAHAYANA

Todo dia 15 e último domingo do mês, sempre às 6h30.
Transmissão pelo Zoom – Atividade gratuita*
Nota: Ao preencher o formulário, você receberá uma resposta automática com o link, ID e senha do Zoom. Guarde esta resposta, pois o link para acesso será sempre o mesmo.
Por favor, seja pontual.
Quero saber mais
Tomar e manter os Oito Preceitos Mahayana é uma prática especial de disciplina moral feita com a motivação de bodichitta. Sua essência é tomar os oito preceitos e mantê-los puramente por um período de vinte e quatro horas. Se a fizermos com frequência, iremos nos familiarizar com disciplina moral e, por meio disso, tornar nossa vida humana significativa.

Recebemos muitos benefícios excelentes por praticar disciplina moral desse modo, pois nos ajuda a solucionar os problemas desta vida, ao nos fazer evitar as causas de sofrimento; cria as causas para que tomemos renascimentos afortunados em vidas futuras e, por meio disso, nos protege dos sofrimentos do renascimento inferior. Em particular, essa prática é muito poderosa para purificar carma negativo, por ser executada com motivação de bodichitta. Assim, acumulamos uma vasta coleção de mérito e criamos causa para obtermos a insuperável felicidade da iluminação.
De início, precisamos receber esses preceitos de um Preceptor qualificado e, depois, podemos tomá-los por nossa própria conta com a frequência que desejarmos. As instruções sobre ambos os métodos estão incluídas no livreto Vida Pura. Se desejamos extrair a essência desta preciosa vida humana, devemos nos empenhar nesta prática sempre que possível.

Quando tomamos os Oito Preceitos Mahayana, prometemos explicitamente nos abster, por vinte e quatro horas, de oito ações: (1) Matar, (2) Roubar, (3) Atividade sexual, (4) Mentir, (5) Tomar intoxicantes, (6) Comer após o almoço, (7) Sentar-se em assentos elevados ou luxuosos, (8) Usar adornos, perfumes, etc., e cantar e dançar e assim por diante.
No entanto, essas oito ações são meramente simbólicas, já que, na realidade prometemos nos abster de todas as ações não virtuosas por vinte e quatro horas. Tomar e manter esses preceitos é uma prática especial de purificação. Os Oito Preceitos deverão ser mantidos até a manhã seguinte.

Nesta prática, utilizamos o livreto de preces Vida Pura, disponível na editora Tharpa, nas versões e-book e impressa.
Dúvidas?
contato@meditario.org.br
21.98884-9420 (somente whatsapp)
SOBRE A PROFESSORA

A Monja budista Gen Kelsang Janglam, Professora Residente do CMK Rio de Janeiro, é discípula de Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche, um dos mais renomados mestres de budismo e meditação na atualidade.
Gen Janglam foi a mais recente professora residente do CBK Jangchub Ling de Taubaté, e anteriormente foi residente e gestora dos CMK Brasil e Deuachen, Templos Kadampa de São Paulo e Portugal. Sua experiência prévia nas áreas de psicologia, gestão empresarial e inglês para negócios fazem com que os seus ensinamentos sejam muito práticos e fáceis de aplicar na vida diária; tem energia cativante, e nos mostra um exemplo de vida muito inspirador.